SEU COLABORADOR SE AFASTOU DAS ATIVIDADES, E AGORA?

0

(Afastamentos de Saúde, Maternidade, Férias, são exemplos desses afastamentos)

A possibilidade de que colaboradores precisem se afastar por imprevistos ou até programados é um fato, uma solução para esse problema enfrentado pelas empresas é a contração de uma empresa que terceirize profissionais para cobertura desses períodos a fim de que sua operação não sofra impacto.
Um dos graves problemas enfrentados pelas empresas, muitas vezes acontecendo sem que haja previsão e, portanto planejamento, é a ausência dos Colaboradores de suas atividades profissionais por períodos de tempo que acabam impactando o desempenho da empresa inclusive com prejuízos diretos aos resultados. Afastamentos por problemas de saúde e/ou acidente de trabalho são exemplos disso. Além desses motivos inesperados os afastamentos previstos, tais como Férias anuais e Licença Maternidade também acabam por impactar as atividades da empresa, mesmo sendo previstos muitas empresas deixam para a ultima hora a ação de substituição.

É dito popular que “ninguém é insubstituível”, porém é fato de que as empresas tem necessidade da continuidade das atividades de seus colaboradores ininterruptamente, assim qualquer ausência por períodos consideráveis de tempo causarão sérios transtornos, muitas vezes irrecuperáveis, portanto é importante que cada organização defina sua estratégia de como lidar com tais situações, o famoso “Plano B” e evitar o impacto negativo na sua operação e resultados.

Uma das alternativas estratégicas para atender essa necessidade é a contratação dos serviços de Terceirização de profissionais em substituição pelo período da ausência desses colaboradores afastados. Algumas vantagens são inerentes a essa solução tais como no caso das ausências previstas, o substituto poderá ser treinado pelo substituído causando o mínimo impacto durante sua ausência pois o profissional que o substitui estará devidamente treinado para manter o mesmo fluxo de resultados esperado na atividade.

O formato da terceirização mencionada, dentro dos parâmetros previstos na C.L.T., permite a definição dessa relação de substituição através da utilização do Contrato por Prazo Determinado que tem previsão máxima de duração de até dois (2) anos.

Conforme previsto na C.L.T. a substituição cujo caráter justifique a predeterminação do prazo de vigência contratual pela transitoriedade de sua utilização permite sua utilização e é por essa razão que a PSM Company, especializada nessa modalidade de prestação do serviço, tem atendido de forma ímpar a uma demanda presente e cada vez mais necessária as empresas, pois são nesses momentos de necessidade emergencial,  que as empresas necessitam de um processo de qualidade para identificar os profissionais adequados à substituição, de segurança na sua contratação dentro dos parâmetros legais existentes e ainda mais, quando os substitutos são gerenciados dentro dos modernos conceitos da Administração e  Gestão de Pessoas, toda essa estrutura evitará o comprometimento dos resultados das empresas durante a ausência dos colaboradores eventualmente afastados nas condições citadas .

SOBRE A PSM COMPANY

A PSM Company, especializada em terceirização de profissionais para a área de TI, oferece soluções em terceirização, seleção, contratação e migração de profissionais e equipes, visando à continuidade dos serviços e proporcionando a mitigação de riscos ao longo prazo. Utilizamos ferramentas próprias para avaliação técnica e comportamental de candidatos e implementamos nossos processos estruturados para a gestão de profissionais (Pessoas) garantindo segurança fiscal a nossos clientes (risco zero) através da correta aplicação da legislação trabalhista e fiscal em nossos processos gerenciais.

LINK DE REFERÊNCIA

http://www.empresario.com.br/legislacao/edicoes/2011/2710_substituir_funcionario_afast.html

Escreva seu comentário