A ENTREVISTA – RECOMENDAÇÕES A CANDIDATOS

0

A PSM Company em sua ampla experiência de relação com empresas (Clientes) na mediação de processos seletivos, compilou as principais dicas para que candidatos a oportunidades profissionais obtenham sucesso em sua empreitada, é com intuito de apoiar os candidatos na busca de colocação profissional que nesse artigo vamos compartilhar algumas delas.

Importante ressaltar que a maioria dessas dicas tratará de aspectos comportamentais, uma característica fundamental não só nessa fase da busca pelo emprego, mas também durante toda carreira de um profissional. A máxima de que as empresas admitem pessoas pelo conhecimento técnico e desligam pelo comportamento inadequado é uma das verdades mais absolutas existentes no mundo corporativo.

As dicas que vamos tratar nesse artigo não serão relacionadas as fases preliminares na busca pelo emprego, tais como: Formatação do Currículo, Fontes de cadastramento do currículo e/ou como buscar oportunidades, dentre outras etapas que antecipam um convite para participar da tão desejada entrevista, aliás uma entrevista, seja ela virtual ou presencial, é etapa fundamental para coroar seus esforços de colocação no mercado de trabalho.

Pensando assim, se você foi convidado para participar de uma entrevista entenda isso como é um sinal positivo de que suas ações preliminares obtiveram sucesso, uma demonstração sobre o que “vendeu” ter sido interpretado como adequado à posição que se candidatou, mas isso não é a garantia de que será aprovado. Tudo o que relatou será checado pela empresa e você será questionado por todas informações prestadas, portanto prepare-se.

Na entrevista você terá a oportunidade de mostrar suas qualidades e convencer o entrevistador, de forma honesta, de que é o candidato que a empresa procura, então dedique-se a demonstrar tudo que é e tudo que pode ser, vejamos as dicas:

Preparando-se para o encontro

Obtenha informações preliminares estratégicas sobre a empresa.

Um roteiro de preparação para a entrevista é necessário ser cumprido previamente ao encontro. Você deve: Pesquisar sobre a empresa que o convidou para o processo, buscando referências gerais sobre a mesma: a história da empresa; a missão, visão e valores; produtos ou serviços disponibilizados; pesquise os comentários sobre a empresa disponíveis nas redes sociais corporativas e afins. Certifique-se antecipadamente que sabe chegar ao endereço da entrevista, saia de casa mais cedo do que acredita ser ideal assim garantirá que vai chegar a tempo. Pesquise sobre o local da entrevista, certifique-se antecipadamente de como chegar (consulte o  www.google.com.br/maps) e saia de casa mais cedo do que acredita que seria o ideal, para garantir que chegará a tempo. Independentemente de uma boa justificativa, um atraso pode dar uma impressão negativa sobre você para a empresa e até, em alguns casos, ocasionar o cancelamento da entrevista

Independentemente de uma boa justificativa, um atraso pode dar uma impressão negativa sobre você para a empresa e até, em alguns casos, ocasionar o cancelamento da entrevista.

Chegou o dia da Entrevista

Não se esqueça:

Leve seu celular ele poderá ajudar no deslocamento até o local da entrevista e se ocorrer algum contratempo, avise imediatamente ao entrevistador, para que ele indique as providências para tentar reduzir o impacto de um eventual atraso ou impedimento do seu comparecimento à entrevista.

Pontos a observar para definir seu modo de pensar e agir

Não se esqueça de manter-se atualizado com você mesmo

- Pense nos seus pontos fracos. Você deve estar preparado caso lhe façam perguntas sobre um conteúdo atual técnico ou da atualidade ou ainda sobre área na qual a sua experiência e conhecimento tenha alguma falha.

- Leia com atenção o seu currículo. Esteja preparado para esclarecer prontamente eventuais dúvidas e curiosidades do entrevistador sobre o conteúdo do mesmo. Planeje como explicar o espaço de tempo entre saída de uma empresa e entrada em outra. Analise seu currículo como se você estivesse entrevistando essa pessoa e procure verificar os pontos de dúvidas.

Uma entrevista pode ter variações entre seu conhecimento técnico e seu comportamento

Você deve estar preparado para responder às perguntas de forma clara e objetiva

 

Invista no seu Marketing Pessoal

Não se trata de usar roupas de grife ou estar na moda

Toda empresa deseja um funcionário que transpareça saúde, disposição e profissionalismo. Por este motivo, neste primeiro contato com a empresa, sua aparência terá enorme importância. Seguem abaixo algumas dicas para causar uma boa primeira impressão:

Homens: Não utilize calças jeans, camiseta regata ou camisetas. Faça a barba, verifique seu cabelo e suas unhas.

Mulheres: Evite roupas decotadas, justas, transparentes, ousadas e muito coloridas, assim como o excesso de acessórios. Dê preferência a um conjunto de saia (na altura do joelho) e blazer, ou qualquer outra roupa que imponha discrição e seriedade. Tenha as unhas bem-feitas e preferencialmente com esmaltes claros.

Evite o excesso de maquiagem e perfume, mas também não se apresente com a “cara lavada”. Use uma maquiagem condizente com o clima, com a roupa e com a própria personalidade. O penteado deve ser discreto, assim como toda a produção.

Chegou a hora – a tão desejada e esperada Entrevista

Agora é a hora, observe essas dicas:

- Desligue o celular e qualquer outro aparelho eletrônico (tablet, notebook, etc.) antes de entrar em entrevista;

- Levante-se para cumprimentar o entrevistador e sempre o olhe nos olhos;

- Evite falar gírias;

- A maneira de entrar na sala, de cumprimentar, de se sentar, os gestos e movimentos, o tom de voz, o olhar, a forma de se expressar. Tudo isso estará sendo avaliado atentamente, junto com o seu grau de instrução técnico e cultural;

- O sorriso, o carisma, a segurança, a gentileza e a naturalidade continuam sendo os segredos do sucesso;

- Boa apresentação (a embalagem valoriza o produto);

- Desinibição: não se sentir intimidado ou nervoso – mas não leve ao pé da letra a frase “fique à vontade”, seja natural e equilibrado;

- Determinação de ideias, ideais e perspectivas profissionais;

- Demonstre firmeza que transmita sua confiança pessoal e profissional;

- Tenha durante toda entrevista em mente que a entrevista é o momento de demonstrar sua competência, motivação, espiritualidade;

- Tenha ambição, mas moderada. Demonstre que confia em seu potencial e que está disposto a apresentar resultados antes de crescer na empresa;

- Fale de você. Lever exemplos claros e objetivos dos últimos resultados que você obteve e mostre o motivo pela qual se candidatou àquela posição ou quais são seus objetivos no curto, médio e longo prazo.

- Se tiver oportunidade conte as passagens que teve por empresas e áreas e explicar o motivo por que saiu delas. Não fale mal das empresas ou das pessoas com quem trabalha ou trabalhou. “É o principal erro que a pessoa pode cometer porque, além de ser antiético.”

Finalizando a entrevista

Um momento de relacionamento com o entrevistador que deve ser valorizado

Nesse momento você pode esclarecer alguma dúvida em relação à oportunidade apresentada (Caso tenha ainda alguma dúvida). Você deve entender o momento da empresa, saber se a posição em questão é nova ou é uma substituição (e por que ela ocorreu, se possível), além de conhecer as responsabilidades e principalmente os desafios que deve encarar no médio e longo prazo, afirma.

Perguntar sobre as etapas do processo seletivo (quantas entrevistas vêm pela frente etc).

Conclusão

Importante dizer que nenhuma entrevista é igual a outra, mas as linhas gerais geralmente são as mesmas por isso você deve estar sempre preparado. Muitas vezes um entrevistador já pelo telefone faz uma entrevista prévia e ela será o primeiro passo para que sua consideração no processo seletivo, então se mantenha informado de você mesmo, se mantenha antenado com sua profissão e com os acontecimentos do mundo. A entrevista geralmente é o passo definitivo para sua contratação. Boa Sorte.

 

Escreva seu comentário